Como vender na Amazon e multiplicar seu faturamento com a Gubee
- Conteúdo criado por humano
- 20/08/2024
Vender na Amazon tem se mostrado uma alternativa cada vez mais eficaz para obter novos consumidores e expandir negócios.
A varejista global – segunda maior dos EUA – tem conquistado a preferência dos consumidores brasileiros com seus programas de incentivo e dispositivos próprios.
No país desde 2012, seu crescimento finalmente despontou em 2017, quando trouxe o Amazon Prime, seu pacote de benefícios e abriu seu marketplace para todos os tipos de produtos.
Desde sua entrada no país, a Amazon contribuiu com mais de R$25 bilhões para o PIB do país e hoje, 99% dos vendedores na plataforma são pequenas e médias empresas.
De lá pra cá, a Amazon coleciona recordes de vendas em seus eventos, como no Prime Day, e têm ganhando a preferência dos consumidores.
Por isso, se você já vende em outros marketplaces e está considerando vender na Amazon, acompanhe o artigo e descubra como abrir a sua conta e começar a aproveitar esse mercado.
Como começar a vender na Amazon?
Se você já percebeu que o marketplace veio para ficar, começar a vender na Amazon é o próximo passo.
E esse é um processo simples. Basta realizar o cadastro na plataforma, seguindo todos os requisitos com os documentos necessários.
Do que você precisa para vender na Amazon
Para criar uma conta Profissional na Amazon, ideal para quem pretende vender em larga escala (mais de 10 itens no mês), seu negócio precisa ter um CNPJ.
Então, no momento de realizar o seu cadastro, se prepare para informar:
- Nome do titular,
- Número de celular,
- E-mail,
- Conta bancária,
- Cartão de crédito ou débito do titular,
- CNPJ,
- Informações para a loja.
Então, as imagens dos seguintes documentos deverão ser encaminhadas para validar a sua identidade:
- Documento de identificação oficial (colorido): RG, passaporte ou carteira de motorista,
- CNPJ
- Comprovante de domicílio (telefone, internet, água ou luz) de no máximo 3 meses atrás,
- Comprovação dos dados bancários com data de até 3 meses atrás,
- Cartão de crédito ativo.
Essa validação é necessária para possibilitar todas as etapas da venda, inclusive a emissão de notas fiscais.
Quanto custa vender na Amazon?
Para as contas do Plano Profissional, a Amazon inclui uma tarifa mensal que custa a partir de R$19,90 + o valor das comissões.
Assim como em outros marketplaces, existe um valor a ser pago pela venda de cada produto de acordo com suas categorias.
A comissão mínima determinada pela Amazon é de R$1 e os valores exatos, que podem sofrer variações, estão disponíveis no site oficial.
Além disso, você pode escolher entre duas modalidades de gestão logística: o FBA (Fulfilment by Amazon) e o FBM (Fulfilment by Merchant).
No primeiro modelo, FBA, é a Amazon quem trata todo o processo logístico: desde a coleta no seu armazém, armazenagem e distribuição. E cada uma dessas etapas gera um custo específico.
Já com o FBM, a responsabilidade logística fica totalmente por conta do vendedor. Esse modelo é ideal para marcas que já tem uma operação definida.
Como construir uma boa reputação na Amazon?
Da mesma forma que em outros marketplaces, ao vender na Amazon você precisará manter as boas práticas nas vendas para construir uma reputação e ganhar destaque na plataforma.
Aliás, os principais critérios levados apontados pela Amazon para essa manutenção são mostrados na página de Saúde da Conta do seller e inclui avaliações de:
- Índice de Pedidos com Problemas (ODR) menor que 1%,
- Taxa de Cancelamentos Anteriores ao Envio menor que 2,5%,
- Índice de Envios Tardios (LSR) menor que 4%.
Respeitar esses indicadores na hora de vender na Amazon é um ótimo ponto de partida para consolidar o seu negócio e gerar bons resultados.
Vale a pena vender na Amazon?
Se você chegou até aqui, ainda tem dúvidas sobre o potencial desta plataforma na sua operação.
Nosso veredito final é: sim! Vale a pena vender na Amazon. E vamos te dar mais três motivos para isso:
1. Credibilidade
A Amazon é um dos maiores marketplaces do mundo e segue em expansão no Brasil e no mundo, então cada vez mais consumidores escolhem a plataforma na hora de comprar.
Isso se dá, inclusive, pela sua diversificação de mercado, com caixas de som inteligentes que permitem compras através de comandos de voz e o crescimento de serviços, como o Amazon Prime, que oferecem benefícios para motivar a compra.
2. Programas de Incentivo
Com as facilidades para a compra, estão os programas de incentivo para os sellers, otimizando ainda mais o potencial de venda no marketplace.
Nas campanhas sazonais, como o Prime Day, a Amazon segue batendo recordes de vendas. Durante a edição de 2024, por exemplo, a plataforma registrou aumento de 71% no tráfego do site.
Além disso, vendedores que utilizam serviços como o FBA ganham mais destaque pela plataforma nesses momentos.
3. Vendas Internacionais
Outro benefício garantido aos sellers que trabalham com FBA é a facilidade em vender para consumidores fora do Brasil através do Amazon marketplace.
Isso multiplica as chances de conversão entregando os produtos para um público ainda mais amplo, além de possibilitar uma remuneração mais vantajosa.
Vantagens de vender na Amazon com a Gubee
Agora que você vai começar a vender na Amazon, como conciliar sua operação nos outros marketplaces? Usando a Gubee!
A Gubee é o Hub de Integração para Marketplaces mais rápido do mercado. Com ele você integra os maiores marketplaces como Amazon, Mercado Livre, Shopee, Aliexpress em um só painel.
Assim todos os pedidos ficam no mesmo lugar – e o estoque de todos os marketplaces são unificados.
Adicione quantos marketplaces quiser e expanda sua operação!
Então converse com um de nossos especialistas e descubra como a Gubee vai te ajudar a escalar suas vendas:
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