Como os KPIs de vendas no marketplace vão direcionar suas melhores estratégias?
- Conteúdo criado por humano
- 03/06/2024
Você está começando suas vendas no marketplace por meio de um Hub de Marketplace e precisa saber se seus esforços e investimentos estão dando o retorno esperado. Quando você contrata um Hub de Marketplace você tem acesso a um painel com informações de suas vendas.
No painel da Gubee, você tem várias funções, relatórios que vão te ajudar a analisar suas vendas no marketplace como o mapa de calor, que mostra em qual parte do país você vende mais. Além disso, o painel mostra KPIs que vão te ajudar a analisar suas vendas e trabalhar suas estratégias e produtos.
Mas para analisar essas métricas, vamos listar os 5 principais KPIs no marketplace que você precisa medir em suas vendas no marketplace, como eles vão ajudar a mensurar seus resultados e ter informações importantes para a tomada de decisão.
💡 Leia também: Gestão de marketplaces: Os 3 pilares para otimizar seu negócio
5 principais KPIs para medir suas Vendas no Marketplace
Com a finalidade de analisar, as informações apresentadas nos relatórios são chamados de KPIs ou métricas e mostram a performance de suas vendas no marketplace. KPI significa, em inglês, Key Performance Indicators, e nada mais são que informações mensuráveis, que mudam com o tempo e que são possíveis de analisar.
Assim é possível determinar o sucesso levando em conta o seu objetivo e, neste caso, provavelmente seriam suas vendas nos marketplaces. Existem diferentes tipos de KPIs no marketplace, alguns deles de extrema importância e vamos falar deles a seguir.
1. Receita
Talvez a métrica mais fácil de medir em suas vendas no marketplace é o valor da sua receita. Saber quando está caindo ou aumentando é simples, mas essa métrica não deve ser analisada de forma isolada. Do mesmo modo de outras métricas, há variáveis que precisam ser consideradas ao analisar e realizar comparações.
Todas as vezes em que realizamos comparações das vendas no marketplace entre meses, precisamos lembrar dos feriados, dias mensais, se houve alguma Data Comemorativa importante para seu nicho ou ainda uma tendência lançada que impacta em seus produtos.
Ainda assim, se com variações externas que são vantajosas para seu negócio, sua receita ficou abaixo do esperado, talvez seja necessário mudar abordagens, precificação ou modificar anúncios para que suas vendas no marketplace melhorem.
2. Ticket Médio
O ticket médio é a soma dos valores de seus pedidos dividido pela soma de pedidos em um determinado período. Por exemplo: se você tem 100 pedidos durante o dia e a soma da receita desses pedidos foi de R$10.000, seu ticket médio diário em vendas no marketplace foi de R$100. Veja com detalhes abaixo:
Com essa informação é possível saber o valor médio de suas vendas no marketplace, mas ela também não pode ser analisada de forma isolada.
Um valor de ticket médio baixo não necessariamente é algo ruim. Por exemplo, se seus produtos são de baixo valor, é normal que seu ticket médio não seja tão alto, já que o cálculo considera a média de vendas no marketplace. Por isso, leve em consideração outras métricas e fatores externos.
3. Pedidos Captados x Pedidos Faturados
Uma outra métrica importante dentro de suas vendas no marketplace é o número de pedidos captados e, quantos destes, são faturados.
É comum que haja uma quebra entre essas duas métricas, já que nem todos os clientes pagam os boletos que são emitidos ou todos os cartões são aprovados pelo sistema. Essa diferença varia entre diferentes nichos, mas num geral, uma quebra de 15% é o aceitável para uma operação.
Fique atento com esse KPI no marketplace, já que é possível mostrar alguns cenários. Por exemplo, o valor do seu produto ou se as informações e descrições não estão claras. Se há dificuldade de realizar o pagamento ou se o problema é o prazo do frete.
Por isso que na Gubee é possível ter um sistema próprio de frete, dando mais possibilidade para seu cliente e sair na frente em suas vendas nos marketplaces.
💡 Leia também: Fretes e entregas: o que você precisa saber para vender em Marketplaces
4. Taxa de cancelamento
Pensando nos pedidos que foram efetivamente fechados dentro de suas vendas no marketplace, faça uma análise de quantos são cancelados pelos clientes. É provável que uma alta taxa de cancelamento possa sinalizar uma falha nos processos ou demora do envio.
Uma alta taxa de cancelamento pode mostrar fraquezas em sua operação e que talvez mereçam atenção para que não afete negativamente as suas vendas no marketplace.
5. Custo de Aquisição por Cliente
Também conhecido como CAC, o custo por aquisição é o valor que você investe para conseguir cada cliente que comprou o seu produto. O valor usado para conquistar o cliente deve incluir o valor dos anúncios e outros gastos de marketing que foram necessários para que houvesse vendas no marketplace.
Para descobrir seu CAC você soma todos esses investimentos e divide pela quantidade de clientes que compraram em um determinado período. Quanto menor o valor, melhor!
O Hub de Marketplace certo para você é Gubee!
Se você precisa de um painel organizado, intuitivo e rápido para realizar suas análises de vendas no marketplace, KPIs, emitir notas fiscais e organizar sua operação, no Hub de Marketplace da Gubee você tem um painel com todas essas características.
Pela Gubee é possível administrar anúncios, estoques e produtos, verificar mapas de calor, curvas ABC e gerir seu negócio. Além de ser o Integrador de Marketplace mais rápido do mercado, é possível testar por 30 dias grátis!
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