Os 3 pilares para otimizar a gestão de marketplaces no seu negócio
- Conteúdo criado por humano
- 17/05/2024
Serviços como Mercado Livre, Amazon e AliExpress têm ganhado a confiança dos consumidores brasileiros ano a ano, mas para criar um negócio de sucesso nessas plataformas você precisa aprender a fazer uma boa gestão de marketplaces.
Isso porque, mesmo sendo um mercado em crescimento e com muitas oportunidades, a concorrência é grande nessas plataformas.
E ainda que haja incentivo dos marketplaces, para apostar nesse mercado você terá que ser estratégico para gerar bons resultados.
Então se você precisa de apoio na hora de selecionar e desenvolver as melhores estratégias para gestão de marketplaces, acompanhe o artigo e conheça as melhores práticas que vão fazer seu negócio decolar!
As estratégias essenciais na gestão de marketplaces
Para garantir que você fará uma boa gestão de marketplaces, pense na operação a partir de três pilares principais: Plataforma, Experiência e Otimização.
Vamos entender melhor cada um deles:
1. Escolha as plataformas certas
A gestão de marketplaces pode se diferenciar drasticamente entre as plataformas.
Apesar de semelhantes, cada marketplace possui um público distinto e recursos próprios que podem ou não fazer sentido para o seu negócio.
Então escolher estrategicamente os marketplaces preferidos pelo seu segmento será o primeiro passo no desenvolvimento de uma operação de alta performance.
Como praticamente todas as plataformas buscam ser amigáveis com qualquer nicho, analisar a concorrência será a melhor forma de entender onde seu negócio precisa estar.
Por isso, procure por produtos parecidos com os seus em cada um dos marketplaces e estude os números de vendas e interações.
Com esse panorama, você começará a desenvolver uma gestão de marketplaces eficaz.
2. A boa experiência vai te diferenciar
Durante a gestão de marketplaces você pode perceber que os vendedores ficam em segundo plano. Isso porque essas plataformas buscam manter a atenção dos consumidores apenas nos produtos.
Em um cenário que estimula a competitividade, para fugir da guerra de preços e se destacar entre os concorrentes, você precisa oferecer experiências únicas.
É a sensação de exclusividade percebida pelos consumidores que fará sua marca se diferenciar nos marketplaces. Essa é a conquista mais importante que você poderá alcançar nas plataformas. Então:
Garanta que sua reputação seja alta
Tanto para otimizar as vendas quanto para melhorar o reconhecimento geral do seu negócio, será importante utilizar os sistemas de reputação dos marketplaces.
Uma boa reputação é resultado das boas experiências que os consumidores tiveram comprando de você.
Essa métrica indicará à plataforma que a sua Loja é confiável e com isso, ela ganhará destaque dentro do marketplace. Além de ser um dos principais indicadores considerados pelos consumidores na hora de escolher de qual anúncio comprar.
E para otimizar esse aspecto, você precisa garantir que seus clientes tenham uma experiência agradável e um atendimento excepcional antes, durante e depois da compra.
O mais importante, porém, será motivá-los a engajar.
Isso porque a reputação depende diretamente das avaliações recebidas. E a melhor maneira de fazer isso é surpreender os consumidores.
Então além de garantir a excelência nas etapas anteriores, ofereça brindes e incentivos para que, após a compra, eles retornem e avaliem positivamente a experiência que tiveram.
Otimize o SEO dos seus anúncios
Além de impactar diretamente na experiência dos consumidores, a qualidade dos seus anúncios influencia em seu ranqueamento nos marketplaces.
Isso porque as plataformas priorizam anúncios desenvolvidos de acordo com os critérios de SEO, que precisa ser levado em conta na sua gestão de marketplaces.
O SEO é o conjunto de práticas para otimizar o conteúdo do anúncio de acordo com os critérios dos algoritmos de pesquisas dos marketplaces.
Com o título e a descrição dos anúncios preparados assim, seus produtos ganharão destaque na plataforma e serão mostrados nas primeiras posições!
💡 Leia também: Otimize seus anúncios para vender muito nas plataformas utilizando o SEO para Marketplace
3. Otimize a sua operação
O terceiro e talvez mais importante passo para otimizar definitivamente a sua gestão de marketplaces será a otimização.
Para se desenvolver através das vendas em marketplaces, é natural adicionar novas plataformas ao negócio.
E como os marketplaces são sistemas diferentes entre si, naturalmente será necessário realizar as operações em cada uma das plataformas de forma individual.
Mas alguns serviços possibilitam automatizar essa gestão, inclusive, usando Inteligência Artificial.
Os ERPs, como o Bling, centralizam a gestão administrativa do negócio.
Já os Gateways de Frete, possibilitam, inclusive, agrupar as opções logísticas em todas as plataformas utilizadas.
E com os Integradores de Marketplace, você centraliza e simplifica a operação de todos os marketplaces utilizados.
Os Hubs de Marketplace concentram os recursos de todas as plataformas em que você vende em apenas um painel.
Dessa forma, ao invés de administrar vários estoques, cadastrar produtos repetidas vezes ou criar inúmeros anúncios em serviços diferentes, você poderá fazer isso tudo apenas uma vez!
E Hub de Marketplace, só se for Gubee!
Agora que você já conhece os pilares para a gestão de marketplaces, você precisa da ferramenta fundamental para impulsionar seu negócio.
A Gubee é o Integrador de Marketplace mais rápido do mercado para você centralizar sua operação de seus marketplaces em um só painel e mais.
Além de anúncios, estoques e produtos, você também pode emitir etiquetas de envio, acompanhar os pedidos e fazer toda a gestão estratégica de todos os seus marketplaces no mesmo lugar.
Através do Painel Gubee, você acessa relatórios sobre todas as suas operações, incluindo Mapa de Calor, Curvas ABC e Vendas por Períodos.
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