7 dicas definitivas para vender mais no marketplace e faturar muito
- Conteúdo criado por humano
- 05/04/2024
Uma das indagações mais frequentes entre os vendedores e gestores é sobre o que fazer para vender mais no marketplace.
E mesmo que com os milhões de visitantes mensais, para se destacar nessas plataformas é preciso ser estratégico.
Isso inclui conhecer as plataformas e suas funcionalidades, mas além disso, pensar nos recursos do negócio para melhorar os resultados.
E, talvez mais importante: estar sempre por dentro das tendências.
Ficou com dúvidas? Vamos te explicar cada um desses itens em sete dicas valiosas para te ajudar muito a vender mais no marketplace.
1. Capriche nos anúncios dos seus produtos
Pode parecer uma dica simples, mas garantir que o básico seja bem feito é essencial, mesmo nos marketplaces.
Os anúncios são como a porta de entrada dos seus clientes e para vender mais no marketplace, você precisa criá-los seguindo as instruções das plataformas.
Dessa forma, além de garantir que os consumidores se interessem pelo conteúdo, as plataformas o colocarão em destaque. Para isso:
- O título precisa ser claro e detalhado
- Utilize fotos nítidas e com boa qualidade
- Informe o estoque real dos produtos
- Complete totalmente a ficha técnica
- Escreva uma descrição cativante
- Categorize os itens corretamente
2. Kits de produtos para vender mais no marketplace
Anunciar kits de produtos pode ser uma boa estratégia para aumentar o ticket médio das vendas.
Para isso, publique anúncios com o agrupamento dos produtos que façam sentido juntos.
Por exemplo: se você vende smartphones, além do principal, crie um anúncio incluindo o smartphone com um acessório.
Em algumas situações, também pode fazer sentido incluir duas unidades do mesmo produto no kit.
Além de motivar uma venda maior, os novos anúncios também vão aumentar a visibilidade dos produtos.
3. O preço e prazo de entrega importam muito
Garanta que o valor e os prazos de entrega dos seus produtos sejam competitivos.
Afinal, esse é o principal critério levado em conta pelos consumidores ao tomar sua decisão de compra.
Por isso, inclusive, estude a possibilidade de oferecer o frete grátis nos seus itens.
Mesmo que estratégia comprometa parte dos resultados imediatos, em muitos casos, o aumento nas vendas pode torná-la valiosa a longo prazo.
4. Cuide da sua reputação na plataforma
Apesar de contemplarem abordagens diferentes em cada marketplace, a reputação sempre será um fator decisivo para a compra.
Ela é um sistema que mensura as boas práticas dos vendedores nas plataformas. Nesse contexto, possuem boa reputação os sellers que:
- Prestam bons atendimentos
- Publicam anúncios de qualidade
- São bem avaliados pelos clientes
- Garantem que as entregas sejam feitas no prazo combinado
Assim, os consumidores que encontrarem seus produtos e perfil entenderão se tratar de um negócio confiável e se sentirão seguros em comprar com você.
Além de ajudar a vender mais no marketplace, essa qualificação também aumenta as chances da plataforma destacar os seus produtos e te ofereça vantagens competitivas.
5. O atendimento pode ser um fator decisivo
O contato humano tem muito valor nos marketplaces, principalmente se levarmos em conta que essas são plataformas desenvolvidas para serem automatizadas e impessoais.
Então, você aumenta as chances de vender mais no marketplace e oferece mais segurança para outros clientes quando você valoriza o pós-venda. Isso inclui:
- Responder às perguntas dos consumidores
- Informar os clientes a cada etapa das vendas
- Retornar rapidamente às mensagens
- Oferecer fretes com atualizações sobre o percurso
Além disso, adicionar sua marca ao produto, como em um cartão ou caixa personalizada, eleva as chances de sua marca ser lembrada – e vai levar os clientes a buscarem seus produtos novamente.
Por último, mesmo sendo garantido por lei, esteja preparado para que os clientes tenham acesso ao suporte com facilidade.
Garantir uma boa experiência nessa etapa será importante, inclusive para sua reputação.
6. Participe das campanhas das plataformas
Uma das vantagens de vender nos marketplaces são as campanhas promovidas pelas próprias plataformas.
Isso porque, assim como acontece no mercado com as comemorativas, cada marketplace desenvolve campanhas especiais.
Esses momentos são ótimas alternativas para vender mais no marketplace e manter o fluxo financeiro durante todo o ano.
Por isso, inclua essas ocasiões no seu planejamento para tirar proveito dessa característica exclusiva que as plataformas oferecem.
7. Venda em vários marketplaces
O último ponto e talvez o mais importante para vender mais no marketplace é: inclua várias plataformas na sua operação.
Já citamos por aqui como a prática de criar vários anúncios e divulgar em mais de uma conta pode ser vantajosa para aumentar a visibilidade nas plataformas.
Mas, ainda mais importante que isso, é estar nos maiores marketplaces.
Então divulgue seus produtos no Magalu, Mercado Livre, Casas Bahia Marketplace, AliExpress e mais.
Com isso, seus produtos vão atingir ainda mais pessoas e você verá suas vendas aumentando exponencialmente.
💡 Veja também: Comece a VENDER MUITO MAIS usando esse PLANEJAMENTO DE VENDAS!
Com a Gubee, você vai vender mais no marketplace e gerenciar todos em um só lugar
Para colocar essas dicas em prática, especialmente a última, você vai precisar de uma ferramenta que otimize a sua operação.
Até porque, se para gerenciar uma plataforma é necessário dedicação, o esforço aumenta quando você adiciona outros marketplaces na equação.
E para isso, pode contar com o Hub de Integração mais rápido do mercado.
Com a Gubee, você automatiza as tarefas repetitivas, além de gerenciar as maiores plataformas, tudo no mesmo painel.
Você pode cadastrar produtos em todos os marketplaces de uma só vez, imprimir etiquetas simultaneamente, acessar relatórios 360º da sua operação e muito mais.
Integre marketplaces, ERPs e plataformas de frete com toda a segurança que você e seus clientes precisam.
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